Everdell
Sku: FJFXMCBJJ
NCM: 9504.90.90
Categoria: JogosJogos para FamíliaCard Games (Jogos de Cartas)CompetitivosCompetitivos Médios
Marca: Galápagos
Quantidade Disponivel: 10 un
Por R$ 449,99
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Everdell
Everdell um dos jogos mais bonitos lançados nos últimos anos está chegando ao Brasil, isso mesmo, Everdell está a caminho e promete fazer barulho !
Um vale encantador, assim como nos contos de fadas, está escondido sob os ramos de árvores imponentes e entre riachos serpenteantes, uma vez nele seu coração se encherá de uma vontade perene de nunca mais ir embora.
Em Everdell, você lidera animaizinhos carismáticos na construção de vilas. Para construí-las é necessário alocar seus trabalhadores para obter recursos, com eles você pode baixar cartas de sua mão e utilizar as habilidades da criatura ou construção. A vila mais encantadora e próspera será a vencedora!
Ótimo jogo de tabuleiro para se divertir com os amigos ou com a família, a mecânica é simples para jogar casualmente ou também de forma desafiadora e estratégica.
Além dos cards com ilustrações fofas, o tabuleiro é um deleite para os olhos com a Árvore Perene 3D de 2 andares, meeples coloridos e com silhuetas dos animais além de marcadores lindos.
Everdell é um Engine Building com alocação de trabalhadores relativamente simples e direto, mas com alguns twists que diferenciam ele do que está por aí no mercado. O jogo é o bom e velho combo de cartas que você vai baixando, naquele esquema de paga o custo e ganha o benefício.
Como quase todos os engine building, você vai ter nas cartas efeitos passivos (que irão acontecer sempre que uma condição for acionada), efeitos imediatos, efeitos de pontuação de final de jogo e algumas cartas que abrem novos espaços de alocação dentro do seu Tabuleiro individual. Você joga em 4 estações do ano e quem tiver mais pontos leva. Até aí nada demais, mas não é só isso.
Uma das primeiras coisas interessantes no jogo, é a noção de rodadas contínuas e jogadores em estações diferentes. No jogo, você pode fazer quantas ações quiser até passar. Você começa com apenas 2 trabalhadores o que é muito pouco, e você basicamente utiliza eles para pegar recursos com os quais você vai usar pra pagar o custo das cartas baixadas. Passar significa recolher trabalhadores. Mas assim que fez isso, você já pode, no próximo turno, continuar jogando, mesmo que os outros jogadores tenham passado já. E isso é interessante pois as vezes você pode utilizar até o timing de quando recolher seus trabalhadores como parte da sua estratégia, por que, enquanto não tiverem sido recolhidos, eles ficam lá bloqueando o espaço onde estão. As vezes, um jogador fica enrolando só para você recolher e ele ter acesso a um lugar que você ocupava.
Outra coisa legal é a relação entre Construções e Criaturas. O jogo tem uma temática de mundo humanizado da floresta. Uma tartaruga é um juiz, uma coruja um Acadêmico e por aí vai. E para cada função da criatura, há uma Construção relativa a ela. Por exemplo, a Tartaruga Juiz se relaciona com o prédio da Corte. Já a Coruja acadêmica, se relaciona com a universidade, e por aí vai. Com isso, se você conseguir um combo legal, você pode construir o prédio e com isso, receber de graça a criatura dela, baixando-a sem precisar pagar seus custos. Para isso, basta ela estar na sua mão ou no "campo" que é a área central onde 8 cartas ficam permanentemente abertas. E isso, vai em outro ponto.
Uma coisa que Everdell soube fazer bem foi mitigar o fator sorte na compra de cartas. Isso por que o jogo tem um pool de 8 cartas comunitárias que ficam constantemente abertas. Você não pode pegar e reservá-las para você, mas no seu turno, você sempre pode tratá-las como parte da sua mão e baixá-las pagando seu custo. Esse pool aberto faz com que todos tenham acesso a uma série de cartas que são iguais a todos, limitando a influência de ter uma mão boa como fator diferencial no jogo.
Destaques e Premiações:
- 2018 Golden Geek Board Game of the Year Nominee
- 2019 Origins Awards Best Board Game Nominee
- 2020 Gra Roku Best Artwork Winner
- #37 no BGG
Componetes:
1 Tabuleiro
30 marcadores de Frutos
30 marcadores de Gravetos
25 marcadores de Cristais
20 marcadores de Seixos
24 marcadores de Trabalhadores
1 Árvore Perene de Ever
4 Peças de Evento
27 Minicartas
30 Fichas de Pontuação
20 Fichas de Ocupado
1 Dado de 8 Lados
1 Carta de Vitória
1 Livro de Regras
128 Cartas lindamente ilustradas
Idade: 14+
Tempo: 40 - 80 min
Jogadores: 1 - 4
Idioma: Português
Lançamentos: 2021
Editora: Galápagos
Condição: Novo
Designer: James A. Wilson
Artistas: Andrew Bosley
Mecânicas: Alocação de Trabalhadores, Colecionar Componentes, Gestão de Mão, Seleção de Cartas
Perfil do Jogo: Competitivo Leve
Prêmios:
2021 - Indicado ao Prêmio Ludopedia - Melhor Jogo Expert (Voto Popular)