Tesouro do Dragão
Objetivo: Ganhar a maior quantidade de cartas, dentre as 49 do jogo.
Posição inicial
As 49 cartas são embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo, dispostas no formato sete colunas por sete linhas.
Objetivo
Ganhar a maior quantidade de cartas, dentre as 49 do jogo, ou, em nível avançado atingir o maior número de pontos, contando a partir da marcação que consta no canto inferior esquerdo de cada carta.
Descrição do Jogo
O jogo enfatiza a tomada de decisão: “Devo parar ou continuar?”, pois é possível continuar jogando e correr o risco de perder tudo que conquistou ou parar, a qualquer momento de jogar e recolher as cartas já viradas, desde que elas formem um conjunto de 2, 3 ou 4 cartas. Isto é, o Tesouro do Dragão é um jogo de memória que tem alguns diferenciais, pois nem sempre são pares simples e a pontuação de certas cartas indica quantas cartas deverão ser encontras por jogada, assumindo assim o risco.
Por exemplo, ao descobrir uma carta Baú que tem 4 pontos no canto inferior esquerdo, você deverá descobrir mais 3 outros baús para poder levar os 4 baús (no final do jogo, isso poderá ser convertido em 4 cartas ou 16 pontos!). Se descobrir uma carta Boneca com 2 pontos, deverá apenas achar uma segunda carta para poder levar o par, como em um jogo tradicional da memória (isso será convertido em 2 cartas ou 4 pontos). Os jogadores continuam desvirando cartas na medida que eles acertam os conjuntos semelhantes. Por exemplo, um jogador conseguiu desvirar 4 Baús sem interrupção de sequência e continuou com 1 anel e 2 carros. Ali, ele decide parar e recolher todas estas cartas desviradas. Porém, se ele tivesse descoberto uma boneca em vez do segundo carro, ele perderia toda a sequência de cartas que ele tinha acertado e todas as cartas seriam desviradas novamente, mantendo-as no mesmo lugar, com a face virada para baixo.
O jogo possui também outras 2 cartas que quebram o ritmo do jogo:
- A carta do Dragão
Quando é desvirado um Dragão o jogador deve encerrar sua jogada e recolher o que eventualmente ganhou na rodada. No exemplo anterior, se o jogador decidiu continuar desvirando as cartas após os 4 Baús, o Anel e os 2 Carros e achou um Dragão, nessa jogada ele seria obrigado a parar e recolher todas as cartas desviradas inclusive o Dragão (contando no final como 1 carta a mais ou 1 ponto).
Outro exemplo: se um jogador conseguiu desvirar 3 baús sem interrupção de sequencia e que a quarta carta desvirada for um Dragão, ele perde a vez e todas as cartas abertas, inclusive o Dragão, são desviradas novamente, mantendoas no mesmo lugar, com a face virada para baixo.
Outra regra da carta Dragão: se a primeira carta desvirada da rodada for um Dragão, o jogador pode desvirar quantos outros dragões, ele puder, desde que seja na sequencia e até achar um objeto e tentar, em seguida, conquistar o conjunto daquele objeto. Vale ressaltar que o jogador pode parar na hora que quiser, por exemplo no terceiro dragão e encerrar sua jogada, ganhando assim 3 Dragões.
- A carta Arranha
Quando é desvirada uma Aranha a rodada também se encerra mas o jogador não pode recolher nada do que foi conquistado. As cartas abertas, inclusive a Arranha, serão desviradas novamente, mantendo-as no mesmo lugar, com a face virada para baixo. A única carta que nunca pode ser recolhida é a carta da Aranha e o jogo termina quando restarem apenas as três cartas Aranha.
O vencedor é o jogador que ficou com o maior número de cartas ou com mais pontos.
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